Mais uma vez o IBGE aponta queda no nível de emprego no setor industrial. Os dados apontam queda tanto em relação ao mês anterior, quanto ao mesmo mês do ano anterior. Em setembro, a queda foi de 0,3% em relação a agosto e 1,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Isso é preocupante, já que denota uma consolidação da situação no setor industrial, mesmo a Indústria apresentando aumento de produtividade no período. A queda não é somente do nível de emprego, mas também do nível salarial. Esse cenário provocou nos empresários e empreendedores do setor um receio de investir em planos de crescimento, equipamentos, etc. Mesmo com certo aumento da produtividade no período, os resultados foram pífios, o que não permitiu que a Indústria recuperasse seu fôlego. Neste momento, a produção está em queda, não há novas vagas e turnos de trabalho estão sendo paralisados. Estudos realizados por institutos especializados não apontam melhora ou recuperação para os próximos meses, haja vista que a queda perdura pelo 12º mês consecutivo, desde setembro de 2011. Grandes empregadores como a indústria têxtil, calçadista e de vestuário, que são também grandes exportadores, sofreram os maiores impactos com a crise internacional.
Vários são os motivos dessa situação, que vai desde o modelo de exportação que optou preferencialmente pelas “commodities” em lugar de produtos de maior valor agregado até a situação de baixa atividade econômica nos maiores mercados consumidores internacionais como EUA e Europa.
Não se esqueça que estamos participando do Prêmio TOP BLOG 2012, que escolhe os melhores blogs. Não deixe de votar neste blog, clicando no logo (igual a esse ai ao lado) na coluna à direita seguindo as instruções é fácil e rápido. Obrigado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário