ANO XVI

ANO XVI - Dezesseis anos informando sobre o mundo do trabalho

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O MERCADO DE TRABALHO EM CALL CENTER (TELEMARKETING)

O setor de Call Center é um dos setores que mais emprega (um milhão e seiscentos mil trabalhadores no Brasil) porém é um dos que apresenta o maior “turn over”, ou seja, rotatividade de mão de obra. Isso acontece por uma série de motivos que vão desde a contratação de pessoas sem experiência e que não se adaptam até a baixa remuneração. São milhares de trabalhadores contratados a cada mês e outros milhares são desligados. Isso pode ser visto nos postos do sistema público de emprego, como no CAT – Centro de Apoio ao Trabalho na cidade de São Paulo, onde há uma enorme oferta de vagas para o setor e que não são preenchidas.

Por outro lado, muita gente se dá bem nessa atividade e faz carreira. O telemarketing é ainda uma ótima porta de entrada no mercado de trabalho para jovens sem experiência profissional, que aprendem nessas empresas muito sobre o mundo corporativo.
Mas nas grandes cidades onde se concentram as maiores empresas de Call Center, o mercado de trabalho mostra índices de saturação, já que pessoas em busca de emprego estão recusando as vagas do setor, principalmente pela baixa remuneração. As empresas de Call Center dizem atuar com margens de lucratividade reduzidíssimas, pois seus custos devem ser enquadrados dentro do valor dos contratos com seus clientes, dificultando o aumento dos níveis salariais para o setor.
Diante desse quadro, muitas empresas começam a transferir parte de suas operações para estados do nordeste, onde o custo da mão de obra é menor e recebem incentivos fiscais. O piso salarial da categoria é o mesmo em qualquer região do país, porém os custos variáveis, como alimentação e transporte são menores do que em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. É uma boa notícia para o Nordeste, que ganha um novo setor, fazendo crescer o mercado de trabalho na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário