ANO XVI

ANO XVI - Dezesseis anos informando sobre o mundo do trabalho

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

EMPREGOS EM RISCO

Pesquisa da FIESP e CIESP aponta um cenário muito ruim para os empregos no setor da Indústria. Temos comentado neste blog o desempenho ruim que o setor industrial vem apresentando há vários meses, tanto na questão da produtividade como na questão do emprego. Até agosto, foram fechados 31.500 postos de trabalho só no Estado de SP e a previsão é que este ano 100 mil postos de trabalho sejam fechados no setor.

O quadro na indústria pode ser pior do que na crise mundial em 2008/2009, com a economia atual paralisada, com expectativa do PIB muito baixo, beirando 0,5% (ou menos) e sem nenhuma política industrial implantada pelo governo. Se a Indústria não tem competitividade, por incapacidade de investimentos, altos impostos e baixa produtividade, não só os empregos no setor serão afetados, mas como também no comércio e no setor de serviços.


A situação do emprego atual só não é pior estatisticamente porque muita gente está fora do mercado de trabalho, desistindo de procurar emprego. Mesmo pela metodologia atual (e duvidosa) do IBGE (PME), que aponta desemprego em torno de 5%, se essas pessoas continuassem a procurar emprego, haveria um salto para algo em torno de 8%. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário