ANO XIV

ANO XIV - Catorze anos informando sobre o mundo do trabalho

sexta-feira, 17 de julho de 2015

O PAÍS EM DECADÊNCIA - DESEMPREGO DISPARA

Acaba de ser divulgado o resultado do índice de desemprego no Brasil. Foram fechados em junho mais de 111 mil postos de trabalho, segundo o CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. O resultado é semelhante aos piores dias do início da década de 90 quando tínhamos hiperinflação e desemprego. É o pior mês de junho desde 1992. No acumulado de 12 meses já são mais de 600 mil postos de trabalho fechados.

Mais uma vez o quadro foi pior do que os especialistas (segundo pesquisa da Reuters) projetavam para o mês, que era de 98 mil postos perdidos. Os setores mais prejudicados foram os da Indústria de Transformação, Serviços e Comércio, mas todos os setores apresentaram desemprego salvo a Agricultura que apresentou um leve saldo positivo por motivos sazonais.

O quadro é muito sério, pois ainda estamos apenas no início de uma crise econômica. Nos últimos anos o governo adotou uma estratégia insustentável, com conceitos ultrapassados, sem nenhum planejamento e visando apenas a manutenção do poder. Nenhuma economia se sustenta dessa forma. Além da decadência econômica, uma crise política sem precedentes nos últimos anos começa a se desenhar.

O prognóstico não é bom. Não há nada que aponte uma mudança em curto ou médio prazo. Já voltamos a ver trabalhadores desempregados engrossar as filas dos centros de atendimento do SINE.


Senhores trabalhadores, preparem-se para dias difíceis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário